AQS significa Água Quente Sanitária e refere-se à água quente canalizada que utilizamos diariamente nas nossas casas, quando abrimos uma torneira, quer seja a torneira da cozinha ou a da casa de banho.

Na verdade, quando abrimos a torneira, recebemos a água fria à temperatura fornecida pela rede, e é necessário gastar energia para a aquecer. Os sistemas tradicionais de aquecimento podem ser sistemas instantâneos (como esquentadores ou caldeiras) ou por acumulação (como o termoacumulador elétrico ou caldeira por acumulação), que recorrem à queima de combustíveis ou consumo de energia elétrica.

Por vezes, este gasto pode representar 50% dos gastos de energia da habitação!

Então, o que podemos fazer para reduzir estes custos?

A forma mais eficaz de reduzir o consumo de combustíveis fósseis naturais e a conta da eletricidade é recorrendo à Energia Solar. Com a energia proveniente da luz do sol, é possível aquecer a água sanitária e reduzir a dependência que temos dos combustíveis naturais. Para além disso, com um sistema de energia solar é possível poupar até 75% da fatura energética anual.

Os painéis solares não substituem totalmente os sistemas de aquecimento de águas sanitárias a gás ou elétrico, mas em sinergia contribuem para uma redução do consumo de combustíveis e para uma melhor eficiência energética.

Os Painéis Solares Térmicos são a solução ideal para o aquecimento de água sanitária (podendo ser chamada de Água Quente Solar), pois poupar energia, para além de ser económico, protege o meio ambiente.

Escolha soluções sustentáveis!

Fale connosco se procura tornar a sua casa mais eficiente a nível energético.