Muito se fala da iluminação LED e, sendo esta iluminação cada vez mais popular, é importante saber o que é e quais as suas vantagens e desvantagens.

A produção de lâmpadas incandescente já não é permitida na Europa e por isso devemos conhecer as alternativas. O LED é uma dessas alternativas e uma opção cada vez mais requisitada, com vários benefícios associados. Para ficar a conhecer um pouco melhor este tipo de iluminação, apresentamos-lhe aqui as várias vantagens e desvantagens do LED. 

    VANTAGENS 

    • Longa Vida Útil: as lâmpadas LED têm uma grande durabilidade, podendo chegar até 50 mil horas de consumo, o que se pode traduzir em 8 a 10 anos de uso sem ter de comprar lâmpadas novas.

    • Baixa manutenção: devido à sua longa vida útil, também são evitadas substituições regulares, como habitualmente acontece com outras lâmpadas. É muito difícil este tipo de lâmpadas “fundir” e são a escolha ideal para zonas de difícil acesso e manutenção.

    • Baixo risco de contacto: não existe a preocupação de queimaduras por contato, uma vez que as lâmpadas LED não emitem calor. Para além disso, podem ser usadas em ambientes húmidos ou até mesmo debaixo de água (ex.: piscina) sem o risco de choque.

    • Não emite calor ou radiação: quase toda a energia fornecida às lâmpadas LED é convertida em iluminação pelo que praticamente não há libertação de calor. Estas lâmpadas também não emitem radiação infravermelha ou ultravioleta, pelo que não há risco de causar outros danos.

       DESVANTAGENS

      • Custo superior: o custa da instalação deste tipo de lâmpadas é bastante superior, pois a aplicação adequada de LEDs requer mão de obra especializada. 
        Portanto pode contar com um investimento inicial superior,  
         No entanto, feitas as contas, a longo prazo a poupança no valor das despesas de iluminação acaba por compensar imenso, sendo o investimento recuperado ao fim de ± 18 meses. 

       

      • Eficiência: o LED é extremamente eficiente e o seu consumo é muito baixo, podendo poupar até 80% no valor da sua fatura de eletricidade, comparativamente com as lâmpadas incandescentes.
      • Sustentável: são mais duradouras, recicláveis e não emitem gases responsáveis pelo efeito de estufa, sendo estas as lâmpadas mais amigas do ambiente.
      • Cor: o LED oferece várias colorações o que permite imensas possibilidades de iluminação, recomendado sobretudo para espaços de festa.
      • Qualidade da iluminação: apesar da tecnologia ter vindo a evoluir no sentido de se aproximar da iluminação tradicional, alguma iluminação LED continua a ser menos intensa e menos confortável para a vista. Faça questão de testar sempre antes de comprar, para perceber se corresponde às suas expectactivas.

      Concluindo, apesar da iluminação LED ainda não ser perfeita, veio para ficar e continuará a evoluir para se tornar a iluminação predominante no futuro. As suas vantagens ultrapassam largamente as suas desvantagens e destacam-se como a escolha de iluminação mais adequada. Experimente em sua casa!